smart link

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Qual idade correta pra começar a estudar.

A arte de criar filhos

Qual é a idade certa para iniciar a vida escolar?
Esta talvez seja uma pergunta que muitos pais fazem. Com que idade devo colocar meu filho(a) na escola? Algumas famílias não têm muito tempo para se questionar, pois assim que termina a licença maternidade a criança já tem que ir para a creche para que a mãe possa retornar ao trabalho.
Nesses casos, geralmente, a mãe não tem com quem deixar seu filho e a creche acaba sendo uma boa opção.
Agora, vamos pensar em famílias em que a mãe tem disponibilidade de horário para ficar com o seu rebento, ou se ela própria não pode, tem uma avó ou alguém de confiança para esta tarefa. Neste caso, a criança não tem a necessidade de entrar para a creche com menos de um ano. Se você pode deixar seu filho em casa ótimo! Aproveite esta oportunidade, mas também estimule o contato com outras crianças. Por exemplo, leve-o a pracinhas ou play-grounds, para que ele possa brincar e interagir com outras crianças. Este contato é muito importante! Se você tiver alguma criança conhecida com a idade próxima, ótimo, pois é bom, seu filho freqüentar a casa dela e vice versa. O convívio e o contato com outras crianças ajudam o seu filho a interagir, brincar junto, desenvolver a fala, aprender a dividir e até entrar em contatos com as diferenças.
Muitos pais falam: ?Meu filho não falava quase nada, depois que entrou na creche ou na escolinha começou a falar tudo!? Isso ocorre, porque em casa, os pais ou quem fica com a criança, já conhece muito bem os seus gestuais e com isso, é só apontar para a lata de biscoito para ganhar. Assim, ele acaba não tendo tanta necessidade de desenvolver a fala. Em um ambiente diferente, com outras crianças, ele acaba tendo que falar para se sobressair nas situações. Fora o estímulo que recebe tanto de professores como das outras crianças. Por isso, volto a repetir, mesmo em casa é importante os pais estimularem a criança. Seja com brincadeiras, joguinhos ou brinquedos de acordo com a faixa etária e até com livrinhos.
Se você não tem necessidade de deixar seu filho na creche, com que idade deve iniciar a vida escolar? Com dois anos de idade, a criança já está falando ou quase. Essa é uma boa idade para começar a freqüentar uma escolinha no maternal.
Se a mãe ou outra pessoa tem a disponibilidade de ficar com a criança, não há a necessidade de matricular em regime integral. É bom para a criança ficar um tempo em casa, descansar, brincar com seus brinquedos e até fazer uma atividade extra- escolar, como natação, balé e etc. Criança tem que brincar, mas regras e uma rotina diária também são importantes, mas sem ser muito puxada, no sentido dela ficar sem tempo para descansar. Estou mencionando isso, caso haja a disponibilidade da criança passar um turno em casa, tudo depende da necessidade dos pais. Existe o ideal e o possível. A realidade de cada família, tem que se adaptar ao contexto da criança. Ou seja, se você tem tempo para ficar com seu filho ótimo, se não, tente fazer este tempo mais qualitativo!
A adaptação escolar geralmente não é fácil, nem para os pequenos e nem para os pais, mais especificamente para a mãe. O começo da vida escolar é marcado pela separação entre a criança e os pais, por isso, é importante, antes de começar as aulas, ir conversando com a criança e explicar que a sua rotina vai mudar, que ela vai passar uma parte do seu tempo na escola, que vai brincar com novos amiguinhos, que vai aprender coisas novas e etc. Sempre numa linguagem de fácil compreensão, mas sem omitir os fatos.
Com isso, aos poucos, a criança já vai se acostumando com a idéia e a adaptação pode se tornar mais fácil. E os pais, principalmente a mãe, por outro lado, vão se conscientizando de que o seu pequeno está crescendo e que aos poucos ele estará adquirindo novos conhecimentos, aprendizagem e ampliando o seu leque de convivência. O mundo aos poucos irá se abrir através da experiência escolar.
Beijos e até a próxima!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como evitar uma gravidez na adolescência


Gravidez na adolescência: como evitar?

A informação pode ser a melhor maneira de prevenir uma gravidez indesejada durante a adolescênciaFoto: Orientações sobre como prevenir uma gravidez devem ser passadas para meninos e meninas

Orientações sobre como prevenir uma gravidez devem ser passadas para meninos e meninasA adolescência é, naturalmente, um período de dúvidas, incertezas e descobertas. Uma gravidez indesejada ou doença sexualmente transmissível nem passa pela cabeça de grande parte dos jovens - mas é fundamental alertá-los para estas situações, que podem, sim, acontecer com qualquer um. Afinal, um futuro promissor inclui não se arriscar a ter um filho sem planejamento

No Brasil, os casos de gravidez entre meninas de 15 e 19 anos vêm diminuindo, mas ainda é alto. Em 2003, foram mais de 580 mil jovens grávidas. Já em 2009, esse número diminuiu 20% - foram aproximadamente 485 mil os partos realizados em meninas entre 15 e 19 anos registrados pelo Ministério da Saúde, o que equivale 18,2% de todas as gestações no período. 

Os números comprovam, portanto, que a gravidez na adolescência ainda é um problema social. E um problema de meninos e meninas. Afinal, todos sabemos, uma menina não pode gerar um bebê sozinha. Orientações sobre como prevenir uma gravidez devem, portanto, ser passadas para todos os adolescentes. E, por isso, esse é um tema que deve ser tratado na escola. Tire suas dúvidas sobre o tema:

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Racismo na novela Carrossel é um dos temas

Temos que ficar de olho no que nossos filhos assistem ,leiam e tira suas conclusões.



SBT ressuscita Carrossel
e mantém racismo entre crianças

Remake da novela infantil tem 17 atores mirins e professoras na disputa por homem
CarrosselLourival Ribeiro / SBT
Veja fotos do elenco!
SBT apresenta seu elenco de Carrossel, que estreia dia 21 de maio; à esquerda, de cima para baixo, os intérpretes de Cirilo, Maria Joaquina e professora Helena
z
Quando a versão mexicana da novelal foi ao ar no SBT, cerca de 20 anos atrás, tornando-se fenômeno de audiência no País, Íris Abravanel costumava reunir o marido, Silvio Santos, e as quatro filhas ainda pequenas para assistir a trama. As meninas acompanhavam com atenção as peripécias de Laura, Jaime, Cirilo, Maria Joaquina e companhia. Vinte anos depois, a lembrança desse momento íntimo transformou o remake brasileiro de Carrossel em realidade.

Na tarde desta segunda (7), o SBT reuniu cerca de 90 jornalistas nos estúdios da emissora em Osasco, na Grande São Paulo, para apresentar a nova produção, que estreia no dia 21 de maio, às 20h30. A novela terá 260 capítulos (a original tinha 357 capítulos).

O texto da nova roupagem é assinado por Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos, que conta com o auxílio de cinco colaboradores e uma supervisora de texto. Reynaldo Boury, que também esteve à frente da novela Amor & Revolução, de Tiago Santiago, é o diretor geral do projeto que tem 17 crianças como estrelas.