Maquiagem tem idade?
Criança também pode se maquiar?
É isso mesmo, a garotada tomou conta dos blog de beleza. É muito fácil encontrar pela net, vídeos com tutoriais de meninas bem novinhas, usando maquiagem e ensinando truques de beleza, mas até onde isso é bonito, engraçadinho e interessante? Será que traz algum malefício para essas pessoinhas ainda em fase de crescimento?
A maioria de nós lembra daqueles famosos brilhos labiais em formato de morango, ou ainda os batons ultra fixadores de nossas mães que vez por outra, tínhamos acesso. Era a minha alegria poder ter um daqueles brilhos. À medida que fui crescendo, comecei a usar os glosses da Avon, os famosos de menta, morango e tuti-frutti, quem nunca?
Hoje o caso é outro. Hoje meninas de 12, 8, 6 anos já usam MAC, Sephora, Urban Decay e ainda sabem diferenciar que marca é a melhor e explicar o porquê da lógica abordada.
A título de exemplo, a alguns meses percebi que tinha uma seguidora bem novinha e fui verificar, qual o real interesse dela no meu blog e até imaginei que ela também deveria ter um blog, pequeno, simples, onde ela partilhava as as maquiagens de menina. Tomei um grande susto ao ver um blog muito bem organizado por uma criança de 12 anos que usa Sephora, Vichy, CHANEL e outras marcas famosas que ela mesmo compra nas viagens que faz ao exterior com os pais, ou ainda, quando recebe de presente.
Pesquisando sobre o tema na internet vi alguns relatos em site e blogs como esse:
"Com uma filha em cada mão, a publicitária Michele Laveder conta que as duas meninas não procuram mais a gaveta de maquiagem que ela mantém no banheiro de casa. “Elas têm a [gaveta] delas e eu, a minha”, afirma a publicitária."
"Giulia e Catherine tem sete anos e cinco anos, respectivamente -e dois estojos de maquiagem cada uma. “Não tem como controlar, é da vaidade da mulher”, diz Laveder."
"Catherine, 5, não se faz de rogada. Em casa, ela já tem duas nécessaires cheias de todo tipo de maquiagem. Até lápis e delineador a garota usa."
São meninas de 5, 8, 10 anos com necessaires de maquiagem meu povo. Elas usam delineador e rímel.
Pesquisei também sobre o que a Agência de Vigilância Sanitária pensa sobre o uso continuo de maquiagens por essas garotas e a Anvisa alerta sobre risco de alergia.
“A criança pode estar sujeita a produtos altamente irritantes”, diz Érica Costa, da gerência de cosméticos da Anvisa. O órgão criou, em 2001, uma resolução que define que tipo de maquiagem pode ser comercializada para crianças (desde que cumpridos os testes de segurança, como sensibilização e alergias). “Mas a gente já sente a necessidade de atualizar a norma, para incluir produtos como sombra”, diz Costa.
A Anvisa não informa quantas marcas de maquiagem infantil têm registros de comercialização no Brasil. Mas “o mercado é tão promissor que já tem microempresas solicitando registro”, diz Costa. Ela alerta: “Toda maquiagem, para criança ou adulto, pode causar alergias, porque tem corantes.”
Quem entende de pele concorda. “A pele da criança é muito fina, e a superfície corporal menor”, alerta Rubens Leite, presidente do departamento científico de dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ele alerta: a maquiagem infantil é um assunto pouco explorado no que se refere a complicações futuras. “Mesmo em pequenas quantidades, as substâncias básicas da maquiagem são mais facilmente absorvidas, o que pode causar alergias a longo prazo”, diz Leite. “Até que ponto essas substâncias são seguras? Não sabemos.” Daí o conselho: “não use”.
O meu objetivo aqui não é dizer o que deve e o que não deve ser feito por essas garotinhas e sim que cada um analise, o melhor para pessoas que ainda estão em fase de formação. O jornal Folha de São Paulo, entrevistou uma psicanalista que alertou que esse estímulo na verdade, é dado pelos próprios pais.
“A maquiagem acaba virando o prolongamento do ego da criança”, afirma a psicanalista especialista em neuropsicologia infantil, Ana Olmos. “Quando a mãe diz: “ai que bonitinha”, acentua na menina a idéia de que, para estar completa,ela precisa daquilo“. Olmos vê risco de “erotização precoce” no uso de maquiagem infantil.
Uma pergunta muito interessantes feita pelo jornal foi: O que isso pode acarretar na personalidade da menina, a longo prazo?
A psicanalista Ana Olmos respondeu que a criança acaba se acostumando a pensar que tem que se pintar de acordo com a moda. A longo prazo, elas se acostumam a ter tudo, a trocar de produtos, a não dar valor para nada. A sensação de satisfação com o próprio corpo vai diminuindo, quanto mais elas podem comprar toda a maquiagem que houver.
Percebi com essa pesquisa que sim, isso pode afetar a personalidade de nossas meninas, mas e vocês, o que pensam a respeito?
Acham que é tudo um exagero por parte dos profissionais, acreditam que as crianças, precisam mesmo ter todo esse conhecimento de maquiagem e saírem por ai enfeitadinhas como nós, já adultas?
Deixem suas opiniões. Espero que tenham gostado do post, eu curti muito pesquisar sobre o assunto.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO, Google
Fotos: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário